top of page

O que saber antes de empreender?

  • Foto do escritor: Vanessa Yumi
    Vanessa Yumi
  • 20 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura


Quem aqui é empreendedora?


Só quem empreende sabe que como tudo pode ser mil maravilhas mas também (e ao mesmo tempo), pode ser um pouco (bem) difícil!


Claro que depois de apenas 8 meses eu não vou saber tudo sobre o mundo do empreendedorismo, não chego nem perto! Mas gostaria de compartilhar algumas coisas que fui aprendendo ao longo desses meses e que talvez possa ajudar alguém que está começando ou que está pensando em ter seu próprio negócio.


- Precificar seu trabalho é mais difícil do que parece.

Isso é bastante verdade pra quem trabalha com serviços. Eu precifico por hora? por projeto? será que tô cobrando muito barato? Ou muito caro? No final a gente tem que pensar no valor intangível do nosso trabalho, da experiência que a gente cria e no trabalho em si! Levamos vários tombos e bate o desespero, mas vamos aprendendo com o tempo!


- Cada um tem seu caminho e seu ritmo.

Não se compare!! Cada um, na vida, no trabalho, em qualquer aspecto, tem seu próprio ritmo, seu próprio tempo! Não se cobre se fulano que começou depois de você já tem mais seguidores do instagram, ou tem mais clientes. Além disso, o sucesso não tem o mesmo significado pra todo mundo. Alguns gostam de se planejar mais, outros já começam do jeito que está e no final dá tudo certo, tá tudo bem ir no seu ritmo!


- Ser sua própria chefe é mais difícil do que parece.

SIM! Você vai se cobrar mais do que o chefe mais rigoroso que você pode imaginar! Você vai ficar com peso na consciência 10x maior se deixar pra fazer amanhã o que "deveria" ter feito hoje haha Mas como dito no tópico anterior, não se cobre tanto! Sabemos que o que mais desejamos é que o nosso negócio dê certo, vá pra frente, mas temos que levar em conta nossa saúde física e mental, isso é o mais importante. Você tem que estar saudável pra seu negócio também ser saudável.


- Esqueça a história de trabalhar 8h/dia.

O lado "ruim" de fazer o que você gosta, trabalhar com o negócio dos seus sonhos, é que você vai esquecer que está trabalhando, vai querer fazer acontecer e quando perceber o relógio estará marcando 22h, 23h haha Mas se dê um tempinho também! É normal empreendedores trabalhar mais que CLT, mas tire um tempo pra descansar também! Seu corpo e mente agradecem muito!


- Você não está sozinha!

O tanto de pessoas maravilhosas que conheci depois de empreender é surreal! Além das minhas clientes maravilhosas, que muitas já viraram verdadeiras amigas, a gente conhece tanta pessoa que está passando o mesmo que a gente, aprende tanto com cada uma delas que dá um quentinho no coração. Muita gente está disposto a te ajudar! Não quer dizer que só porque é empreendedora que tem que passar por toda jornada sozinha. É uma troca incrível nesse meio e sou super grata por cada um que conheci durante esses oito meses!


Você é empreendedora? Com quais você se identifica ou já passou? além desses, comente outros pontos que aprendeu desde que começou a empreender!

 
 
 

Comentarios


  • Instagram
  • Behance
  • Facebook
  • Pinterest

©2020 por Be Haus Studio  |  Vanessa Yumi

bottom of page